Segundo bimestre aula 5 - Samba.

O SAMBA

O samba não tem uma origem oficialmente determinada. Sabemos no entanto que é brasileiro e fruto de uma mistura de ritmos. Apesar de existir há anos, só em 1917 que é oficialmente gravado o primeiro samba chamado "Telefone", com letra de Mauro de Almeida e Donga.

Quer conhecer? Clique AQUI.

O samba começa a entrar nos salões da elite e sendo misturado com o carnaval. Cantores famosos espalharam o samba pelo Brasil e tornou o ritmo popular: Aracy de Almeida, Francisco Alves e Carmem Miranda.

Carmem Miranda Aracy de AlmeidaFrancisco Alves

"O samba está presente em todas as regiões brasileiras e, em cada uma delas, são incorporados novos elementos ao ritmo, sem contudo, perder sua cadência característica. Os mais conhecidos são:

  • Samba da Bahia
  • Samba Carioca (Rio de Janeiro)
  • Samba Paulista (São Paulo)

Assim, dependendo do estado modificam-se os ritmos, as letras, o estilo de dançar e até mesmo os instrumentos que acompanham a melodia.

O samba da Bahia foi influenciado pelos batuques e canções indígenas, enquanto no do Rio, sente-se a presença do maxixe. Em São Paulo, as festas das colheitas de café nas fazendas seria a origem da influência da relevância dos sons mais graves da percussão no samba paulista.

Principais Tipos de Samba

Samba de roda

O samba de roda está associado à capoeira e ao culto dos orixás. Essa variante de samba surgiu no Estado da Bahia no século XIX, caracterizado por palmas e cantos, no qual os dançarinos bailam dentro de uma roda.

Samba-enredo

Associado ao tema das escolas de samba, o samba-enredo é caracterizado por apresentar canções com temáticas de caráter histórico, social ou cultural. Essa variante de samba, surgiu no Rio de Janeiro na década de 30 com o desfile das escolas de samba.

Samba-canção

Chamado também de "samba de meio de ano", o samba canção surge na década de 20 no Rio de Janeiro e se populariza no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Esse estilo é caracterizado por músicas românticas e ritmos mais lentos.

Samba-exaltação

O marco inicial desse estilo de samba é a música "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso (1903-1964), lançada no ano de 1939. Caracterizado por letras que apresentam temas patrióticos e ufanistas, bem de acordo com o momento histórico que o Brasil vivia no Estado Novo.

Samba de gafieira

Esse estilo de samba é derivado do maxixe e surgiu na década de 40. O samba de gafieira é uma dança de salão cujo homem conduz a mulher acompanhados por uma orquestra com ritmo acelerado.

Pagode

Essa variante do samba surgiu no Rio de Janeiro na década de 70, a partir da tradição das rodas de samba. Caracterizado por um ritmo repetitivo com instrumentos de percussão acompanhados de sons eletrônicos.

Outras variantes do samba são: samba de breque, samba de partido alto, samba raiz, samba-choro, samba-sincopado, samba-carnavalesco, sambalanço, samba rock, samba-reggae e bossa nova.

Curiosidades sobre o samba

  • O Dia Nacional do Samba é comemorado a 2 de dezembro, data em que o compositor Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez.
  • A primeira escola de samba foi a "Deixa Falar" fundada em 1928, no Rio de Janeiro."

Deixa Falar:

Hoje temos vários grupos e cantores maravilhosos de todos os tipos de samba, mas não podemos deixar de lado o Noel Rosa, sambista nascido em Vila Isabel.

Muitos outros nomes importantes deveriam ser citados, mas deixar algum de lado seria um grave erro.

Quer ler mais sobre o samba? Clique aqui.

(parte desta matéria foi retirada do site: https://www.todamateria.com.br/samba/)

 

Agora faça a atividade desta aula clicando AQUI.