Segundo bimestre aula 8 - Dança do ventre.

Dança do ventre

"A origem da Dança do Ventre é bastante polêmica, onde são muitas as versões e contradições. Uma das hipóteses mais aceitas é que ela tenha se originado no Antigo Egito vinda de rituais ligados à fertilidade da terra e da mulher.

Originalmente o nome da Dança do Ventre é Racks el Sharqi, cujo significado do árabe é Dança do Leste. Posteriormente este nome foi traduzido pelos franceses como Danse du Ventre e pelos norte-americanos como Belly Dance.

Chegou ao Brasil, portanto, como Dança do Ventre, ou Dança Oriental Árabe ou ainda Dança do Leste que seria a forma mais correta de chamá-la, de acordo com a tradução do árabe para o português."

No Brasil

A história da Dança do Ventre no Brasil ainda é recente, datando aproximadamente de meados do século XIX, e essa data se assemelha a chegada dos primeiros árabes ao Brasil. Os primeiros imigrantes árabes vieram da Síria e do Líbano por volta de 1880, e se concentraram principalmente no estado de São Paulo, mais especificamente na capital.

A partir da década de 50, uma grande população de imigrantes muçulmanos chegou ao Brasil, vindo de diferentes regiões do Oriente Médio. Provavelmente este foi o caso da bailarina Shahrazad Shahid Sharkey (seu nome de nascimento é Madeleine Iskandarian), que chegou ao Brasil por volta de 1957. Acredita-se que ela foi a pioneira da dança do ventre no país.

Shahrazad foi cabeleireira por 18 anos e passou a dedicar-se à Dança do Ventre a partir do final da década de 70 no Brasil, embora já dançasse profissionalmente desde os sete anos em diversos países árabes. Dedicou-se a luta pela valorização da dança e nunca por sua vulgarização. Publicou em 1998 o livro intitulado “Resgatando a Feminilidade – expressão e consciência corporal pela dança do ventre”, além de alguns vídeos com a didática que desenvolveu para o ensino de dança, com aproximadamente três mil (3.000) exercícios criados por ela.

No entanto, sabe-se que foi Zuleika Pinho a primeira bailarina a realizar uma apresentação de Dança do Ventre no Brasil, em um clube árabe chamado Homes, no ano de 1954. Nesta época, ela passou a se apresentar em vários restaurantes e programas de televisão e apareceu em muitos jornais da época.

Nas primeiras décadas em que a dança do ventre se espalhava pelo pais, pouco se tinha de informações sobre ela, esta situação passou a se modificar a partir da década de 90 quando no Brasil começaram a surgir publicações sobre a Dança do Ventre em jornais e revistas, quando surgiram eventos, concursos e desfiles, além de programas de televisão, rádio e internet tratando do assunto. Essa procura pela dança acentuou-se ainda mais após a exibição da novela “O Clone” pela Rede Globo de televisão.

A partir da década de 80, passaram a surgir as primeiras bailarinas brasileiras, que são consideradas a primeira geração de bailarinas do ventre no Brasil.

Entre elas estão Shahrazad, Samira e Zeina.

O primeiro vídeo didático de Dança do Ventre brasileiro foi lançado em 1993, pela Casa de Chá egípcia Khan el Khalili, tendo como professora a então já bailarina Lulu Sabongi. A partir daí a produção e comercialização de vídeos, cds, livros e outras formas de publicações começaram a crescer no Brasil, o que gerou uma expansão dessa dança por todo o país.

Vamos ver abaixo a maravilhosa Jasirah fazendo uma apresentação onde as técnicas de movimento de tronco são sensacionais.

Outra dançarina sensacional Amira Abdi.

 

FAÇA SUA ATIVIDADE CLICANDO AQUI.

 

Fontes:

http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=65

http://www.wikidanca.net/wiki/index.php/Dan%C3%A7a_do_Ventre